sábado, 6 de setembro de 2014

RESENHA - Ouro, Fogo e Megabytes

                                                   Viva a cultura brasileira! 
Sinopse: "Como esconder uma suspensão escolar dos pais, resgatar uma criatura mágica das garras de uma poderosa e mal-intencionada corporação e ainda por cima salvar o país de um desastre sem precedentes?
Anderson Coelho, um garoto nada extraordinário de 12 anos, divide sua vida entre a pacata realidade escolar e uma gloriosa rotina virtual repleta de aventuras em Battle of Asgorath, jogo de RPG online em que jogadores do mundo todo vivem num universo medieval, cheio de fantasia. Lá, Anderson – ou Shadow, nome de seu avatar – tem vida de estrela: é o segundo colocado do ranking mundial. E são justamente suas habilidades que chamam a atenção de uma misteriosa organização, que o escolhe para comandar uma missão surpreendente junto com um grupo de ecoativistas nada convencionais.
Ao embarcar para São Paulo, Anderson mergulhará de cabeça em uma aventura muito mais fantástica que as vividas em seu computador. Os encontros com hackers ambientalistas, ativistas com estranhos modos de agir e muitas criaturas folclóricas oferecerão a Anderson Coelho respostas não só sobre sua missão, mas também sobre sua própria vida, enquanto um novo mundo se descortina diante de seus olhos."

 Com certeza você deve saber o que é uma fada, um hobbit, um unicórnio ou um vampiro. Mas será que você sabe o que é um caipora, um capelobo, um saci ou a Mão D'ouro? Talvez conheça o saci. 

A predominância da mitologia estrangeira é clara no Brasil. E fiquei me perguntando: por que negligenciamos as lendas brasileiras? Acho que ainda existe um preconceito com a palavra "folclore", muitos a ligam a algo chato e desinteressante, não o valorizamos e esquecemos que faz parte da nossa história e cultura. Acho que parte da culpa é das escolas que transmitem as lendas brasileiras de modo pouco dinâmico, o que acaba criando pouco interesse nos jovens e nas crianças. 

Eu mesmo não tinha muita vontade de conhecer mais do folclore brasileiro. Até ler esse livro. 

Em Ouro, Fogo e Megabytes, primeiro livro da série O Legado Folcórico, conhecemos a vida de Anderson, um menino de 12 anos que ama vídeo game. Suas habilidades no jogo Battle of Asgorath chamam a atenção de uma organização um tanto diferente. A Organização precisa da ajuda de Anderson para um missão diferente, perigosa e mágica. E, aos poucos, o menino vai descobrindo que a fantasia vai muito além de seus jogos online. 

Felipe Castilho dá uma nova oportunidade para o folclore brasileiro, criando uma aventura atual, com toques de mistério e magia. Nos mostra que as lendas brasileiras são tudo, menos desinteressantes. Acredito, sinceramente, que essa série - O Legado Folclórico - está a altura de Percy Jackson e As Reinações de Narizinho. Ao ler fiquei com muita vontade de escrever algo com personagens do nosso folclore, quem sabe um dia... :D

Recomendadíssimo! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...