sábado, 20 de setembro de 2014

Livro X Filme: O Doador de Momórias

Baseado no aclamado e premiado romance de Lois Lowry, “O Doador de Memórias” conta a história de um mundo perfeito, onde não existe sofrimento, fome, guerra ou inveja. A paz e a concórdia reinam em diversos aspectos nas Comunidades de um lugar chamado Mesmice. Porém, a perfeição tem um preço. É tirada dos habitantes de coisas simples – cores, animais e diferenciações climáticas – as mais complexas – emoções e sentimentos.

Quando completam 12 anos, as crianças passam por uma cerimônia que tem por objetivo definir a atividade que a elas serão atribuídas pelo resto de suas vidas. Jonas (Brenton Thwaites) é o escolhido para ser o próximo Recebedor de Memórias – o único que saberá o que aconteceu num passado remoto. Durante o treinamento, o garoto conhece as cores, a música e o amor, mas também “vivencia” através das memórias, o ódio pelo próximo, o sentimento de perda e tantos outros aspectos que tornam os seres humanos desprezíveis. Rapidamente, Jonas reconhece que todos vivem numa mentira e decide reverter a situação com a ajuda d’O Doador (Jeff Bridges).

A essência do filme é captada conforme é descrita no livro. Foram feitas algumas alterações, mas nada que alterasse bruscamente o belíssimo original. No livro, por exemplo, Jonas e seus amigos são crianças. No filme, para fisgar a atenção do público-alvo os personagens possuem 16.

Diferente das distopias mais recentes (Jogos Vorazes, Divergente e tantas outras) a sociedade não é vítima de um governo totalitário, pelo contrário: teoricamente, todos são “felizes” bem alimentados e tratados em pé de igualdade. Entretanto, fez-se necessário (e isso foi algo extremamente importante na adaptação cinematográfica) atribuir a Chefe dos Anciãos (Meryl Streep) o papel de vilã que possui como discurso oficial “a função de proteger o indivíduo de si mesmo”.

O filme pode parecer monótono no início, mas não se deixe enganar! Assim como o livro, merece ser aplaudido e indicado.

Assista abaixo o trailer da adaptação.


4 comentários:

  1. Fiquei mais curiosa ainda pra ler o livro e também assistir o filme! Ahh, espero realizar esse meu desejo em breve haha'

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O Livro não, mais gostamos muito do filme, da proposta.
    bjs
    http://nossasdicasdicasnossas.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/nossasdicasdicasnossas
    http://instagram.com/nossasdicasdicasnossas
    https://twitter.com/nossasdicasdn

    ResponderExcluir
  3. Ganhei num sorteio o par de ingressos para assistir o filme e não vejo a hora,lendo este post me deixou ainda mais curiosa para assistir e mais tarde quando eu comprar o livro , ler.
    Amei o blog

    www.refensdelivros.blogspot.com.br

    Participando da promo do blog o/

    ResponderExcluir
  4. Fiquei ainda mais interessada em assistir ao filme/ ler o livro depois do seu post ;)

    http://tudoqueeuli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...