sexta-feira, 11 de julho de 2014

FILME: O Lobo de Wall Street

Quem me conhece sabe o quão fã do Leonardo DiCaprio eu sou e como admiro o trabalho do diretor Martin Scorsese, mas O Lobo de Wall Street eu demorei um pouco a ver - em parte porque tenho 17 anos e a classificação indicativa é 18 (é, sou muito rebelde) então tive que esperar sair online. Mas quando enfim consegui assistir, a minha espera foi recompensada. O filme, apesar de contar uma história verdadeira, é quase impossível de acreditar que tenha sido real.

O sucesso de bilheteria é baseado na autobiografia de Jordan Belfort (DiCaprio), um corretor americano que, depois de trabalhar em Wall Street, se vê desempregado devido ao Black Monday, a maior queda da bolsa de valores desde a crise de 1929. Sem muitas boas oportunidades, ele acaba indo trabalhar em uma empresa pequena que vende ações com valores muito mais baixos, mas que dão um lucro muito maior ao corretor. Ambicioso e um vendedor nato, Belfort tem a ideia de criar sua própria empresa com a ajuda de Donnie Azoff (Jonah Hill) e outros antigos amigos, fazendo com que todos, principalmente ele, enriqueçam extremamente rápido. Somos introduzidos, então, à extravagante vida de Jordan, que é repleta de dinheiro, drogas e sexo (não assistiam ao lado dos pais, é meio constrangedor).


Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio mostram mais uma vez a qualidade da dupla quando unida. Na quinta parceria ente o dois, o resultado é um filme que nos prende do início ao fim (apesar das três horas de duração) e que rendeu ao premiado diretor a maior bilheteria de sua carreira. A obra oscila entre a tragédia e a comédia, mostrando da forma mais realista possível os limites aos quais o dinheiro e as drogas levam uma pessoa. Scorsese dirige as cenas com maestria, não deixando que uma história com muitos acontecimentos similares se torne redundante e exaustiva. A atuação de DiCaprio - que por muitos foi considerada a melhor de sua carreira - foi impecável. Em diversas cenas ele interpreta um Jordan Belfort completamente fora de si, sob o efeito de entorpecentes, e a verossimilhança é impressionante. Ainda temos a oportunidade de ver uma habilidade dele pouco conhecida, a de dançarino:



Curiosidades sobre o filme:

Brad Pitt também estava interessado nos direitos às memórias de Jordan Belfort, mas, em 2007, Leonardo DiCaprio - que, além de atuar no filme, o produziu - ganhou a briga.

A palavra "fuck" e sua derivação "fucking" aparecem 506 vezes durante o longa, batendo o recorde de "O Verão de Sam" (1999), filme que apresenta essas palavras 435 vezes.

A cena do beijo entre Leonardo DiCaprio e Joanna Lumley (a atriz de 66 anos que interpreta Emma, tia da esposa do protagonista) teve que ser repetida 27 vezes.

O real Belfort faz uma ponta no filme. Na última cena, o Jordan verdadeiro introduz o Jordan-DiCaprio a uma platéia para a qual este fará uma palestra.

A cena de Leonardo DiCaprio e Margot Robbie (intérprete de Naomi, esposa de Belfort) no quarto de bebê (foto abaixo) levou 17 horas para ser filmada. Já a cena da briga do casal, no final do filme, foi feita apenas uma fez. "Só tínhamos um sofá pra rasgar, então fizemos uma vez só", afirmou Margot.


Ficção x Realidade:

Diferente do que é mostrado no filme, nunca houve uma disputa de arremesso de anões na sede da empresa nem um chimpanzé no local de trabalho, mas uma funcionária realmente recebeu 10 mil dólares para raspar a cabeça na frente de todos.

O apelido "Lobo de Wall Street" não foi atribuído a Jordan pela mídia, como mostra o filme. Na verdade, ele trabalhou em Wall Street por apenas seis meses, até perder o emprego devido ao Black Monday.

O verdadeiro nome de Donnie Azoff (Jonah Hill) é Danny Porush e, apesar de afirmar que muitas coisas foram distorcidas no livro e no filme, inclusive em relação a ele, Danny realmente comeu um peixe vivo no escritório da empresa e casou com sua prima de 1º grau.

Nadine Macaluso é o verdadeiro nome da segunda esposa de Belfort, interpretada por Margot Robbie. A cena de Jordan tentando fugir com a filha do casal e agredindo a mulher realmente aconteceu.

Os verdadeiros: Danny Porush à esquerda e Jordan Belfort:



Então, se você já assistiu ao filme, comenta aí o que achou. Se não assistiu, corre pra ver e deixa aí seu veredicto. Espero que também gostem!

                                                                                                                        Por: Vivian Ruiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...