sexta-feira, 15 de agosto de 2014

RESENHA - Sombra e Ossos

Autora: Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg
Ano: 2013
Adicione: SKOOB
Um dos melhores livros de fantasia que li! 

Já tinha falado dele no vídeo Caixa de Correio.

Logo no início do livro somos apresentados às terras mágicas de Sombra e Ossos com uma mapa muito bem elaborado e útil. Utilizei-o muitas vezes para me situar na história. (Mapa no final da resenha)

A personagem principal é Alina Starkov uma órfã que cresceu junto com seu melhor amigo Maly em um orfanato, por quem também é apaixonada. Ela não tem nada de especial, pelo contrário, é muito magra, não muito bonita e a única coisa que sabe fazer um pouco melhor é desenhar. 

Quando crescem, Alina e Maly são convocados pelo regime militar de Ravka. Maly trabalha como soldado e rastreador e Alina como cartógrafa (pessoa que desenha mapas). 

Tudo o que as pessoas, o exército, o Rei e os Grishas - pessoas com diferentes poderes mágicos - de Ravka querem é destruir a Dobra das Sombras, também conhecido como Não Mar (the unsea) para conseguirem chegar em suas cidades portuárias. O Não Mar é um lugar inóspito com fumaça negra onde existem criaturas horríveis. 

Em uma das expedições à Dobra das Sombras, Alina e Maly acabam sendo atacados pelos terríveis predadores e ela acaba revelando um poder que ninguém imaginava, nem mesmo ela. Agora Alina é uma Grisha e, por isso, é levada para o Pequeno Palácio para ser treinada. 

O misterioso Darkling, líder e mais poderoso entre os Grishas, conta com ela para destruir a Dobra das Sombras. Entretanto, ela não tem certeza se será realmente capaz de ajudar, não somente a ele, mas a todo o povo de Ravka. 

Leigh Bardugo está de parabéns! A história é muito bem elaborada, com reviravoltas impressionantes. Ainda não acredito em certas coisas que aconteceram, e por mais que eu quisesse que alguns caminhos tivessem sido traçados de uma maneira diferente, gostei muito do final. 

Algumas pessoas disseram que o início é um pouco arrastado e os nomes são difíceis de gravar. Os nomes dos diferentes tipos de Grishas e lugares são realmente complicados e demoram um tempo até nos acostumarmos. Porém, isso não me atrapalhou nem um pouco e me vi vidrada na história desde o início. Recomendado! 5 estrelas! 



4 comentários:

  1. Aaah, estou louca para ler esse livro!
    Só vejo resenhas positivas sobre ele, estava esperando para se ele entrava em promoção e quando vi um pouco mais barato comprei kkk.
    Agora vem a pior parte que é esperar chegar.
    Adorei a resenha, me fez ficar com mais vontade de ler.
    Beijos.
    http://www.historiasdeumaleitora.com/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro deve ser ótimo,e esse mapa,que maravilhoso!! Amei a resenha,muito bem desenvolvida,beijos,Lua.
    acidamentedocee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. *O* eu to dooooida pra ler esse livro! A capa, a sinopse, a resenha... <3

    ResponderExcluir
  4. Agora fiquei curiosa para ler.
    Incrível como os blogs incentivam as pessoas a lerem.
    Ótima resenha <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...