quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Resenha - Divergente


Editora: Rocco
Autora: Veronica Roth
Adicione: SKOOB
As distopias estão em alta!
Descobri Divergente em uma livraria perto do meu trabalho. Estava procurando livros novos de ficção quando reparei nele. Li a sinopse e lembro de ter pensado “interessante, mas não vou comprar não”. Tolinha eu.

Então em um dos vídeos da Garota It descobri que Divergente teria uma versão para o cinema, com lançamento previsto para início de 2014. Quando vi o trailer fiquei mais interessada pelo livro. Não sei vocês, mas eu sou daquelas que precisam ler o livro antes de ver o filme. Então coloquei o romance da Veronica Roth entre os primeiros da minha wishlist Bienal.

A história é ambientada no futuro, após uma guerra a sociedade se dividiu em 5 facções, cada uma com um ideal específico a seguir.

“Aqueles que culparam a agressividade formaram a Amizade.”
“Aqueles que culparam a ignorância se tornaram Erudição.”
“Aqueles que culparam a duplicidade fundaram a Franqueza.”
“Aqueles que culparam o egoísmo geraram a Abnegação.”
“E aqueles que culparam a covardia se juntaram à Audácia.”

Ao completarem dezesseis anos os adolescentes devem passar por um teste de compatibilidade, onde descobrem em qual das cinco facções têm vocação para viver. Depois escolhem se continuam naquela em que nasceram ou se cortam laços com a família e seguem a que se identificam.

Para Beatrice a escolha é ainda mais difícil, pois descobre que é Divergente – pessoa que é compatível com mais de uma facção. Além de ter que tomar a decisão que mudará sua vida para sempre Tris (o novo nome que a menina escolheu) descobre que ser divergente é muito perigoso e, para sua própria proteção, deve esconder o que realmente é.

O livro me surpreendeu, tem ação do início ao fim. É tanta ação que no início eu estranhei algumas coisas – como os alunos da audácia tendo que subir e descer de um trem em movimento todos os dias para chegarem ao colégio (what?). Mas com o tempo a estranheza com certas coisas passaram e comecei a me acostumar com aquele universo, assim como a personagem.

Já esperava um romance por causa do trailer do filme. E tem, uma dose pequena porém suficiente para fazer a gente se encantar e torcer pelo casal.

E apesar de alguns compararem com Jogos Vorazes não vi grandes semelhanças, além dos dois terem personagens principais fortes e serem uma distopia. Ele está entre meus favoritos e super recomendo!

2 comentários:

  1. Na verdade, o certo é franqueza, não Sinceridade '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tinha colocado exatamente como estava no livro, mas agora coloquei igual! Valeu pelo aviso! (:

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...